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Publicação: 02/03/2020   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 1957
Notícia

Propostas para concessão das linhas 8 e 9 da CPTM devem ser entregues em setembro e trens atuais serão devolvidos ao Estado

O Governo do Estado de São Paulo realiza na tarde desta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020, uma audiência pública para a concessão à iniciativa privada das linhas 8 e 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 
 
Ambas as linhas são consideradas as mais lucrativas do sistema e transportam juntas 1,1 milhão de passageiros por dia. 
 
Como já havia mostrado o Diário do Transporte, o governo do Estado confirmou nesta tarde que o prazo de concessão será de 30 anos e a empresa ou consórcio que ganhar vai assumir a operação, manutenção, compra de equipamentos, comprar 30 novos trens e terá de reformar 35 estações, além de fazer novas transposições do Rio Pinheiros, como na região do Ceasa. 
 
 
Redução de intervalos para três minutos com modernização de sinalização é outra meta. 
 
Como também tinha anunciado o Diário do Transporte, a concessionária vai construir duas novas estações: nova Estação Lapa (integrando linhas 7 e 8) e a Estação Ambuitá, em Itapevi (Linha 8). 
 
Na apresentação, o Governo também explicou que os trens atuais das linhas 8 e 9 serão devolvidos gradativamente ao patrimônio da CPTM na medida que os novos trens comprados forem chegando. 
 
A estimativa do cronograma é lançar a consulta pública a partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020. Em maio deve ser lançado o edital e a entrega de propostas está prevista para setembro. 
 
Na abertura da audiência, o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, que representa os trabalhadores das linhas 8 e 9, José Claudinei Messias, disse que a entidade não concorda com o modelo de concessão e crê PDV - Programa de Demissão Voluntária que a CPTM deve abrir não pode ser apenas para diminuir quadros da estatal. 
 
A empresa ou consórcio que assumir as linhas não terá obrigação de contratar os funcionários atuais. 
 
Segundo o sindicalista, muitos funcionários não devem aderir ao PDV para trabalhar para a concessionária, o que pode resultar em falta de profissionais. 
 
É necessária muita especialização para o trabalho em ferrovia. Não se forma um profissional em quatro ou sete meses. Você não vê nos classificados dos jornais procura-se um maquinista, disse. 
 
José Claudinei Messias ainda levanta dúvidas sobre a necessidade de o estado acabar ter de subsidiar as operações da iniciativa privada 
 
As metas de investimentos de R$ 2,6 bilhões para a iniciativa privada. Como ela vai fazer esse investimento e ainda ter lucro? A iniciativa privada vem para ter lucro. Ninguém vem aqui para colocar dinheiro para o Estado. Como vai ser onerado isso? Vai ser para o passageiro? É ele que vai pagar a conta? Ou o Estado vai subsidiar? Se o Estado tiver de subsidiar, por que conceder então? Vai ficar mais caro para o Estado - disse 
 
O presidente da CPTM, Pedro Moro, afirmou em entrevista ao Diário do Transporte que mais detalhes ficarão disponíveis ao público a partir desta sexta-feira, 28. 
 
Diário do Transporte - Uma coisa que não ficou muito clara, com essa concessão, o trecho entre Itapevi e Amador Bueno ele continuará gratuito ou a concessionária poderá cobrar uma tarifa? 
 
Pedro Moro - A princípio continuará gratuito. Isso estará nos documentos disponibilizados a partir de amanhã na consulta pública. 
 
Uma crítica que se faz é que as linhas mais lucrativas da CPTM vão para concessão à iniciativa privada e as linhas menos lucrativas ficam com o estado, só que vai ter mais recursos públicos para essas linhas que vão sobrar. Mas a CPTM também não vai faturar menos sem essas linhas? 
 
As linhas mais lucrativas é uma afirmação que a gente pode discutir, o conceito não é de linhas mais ou menos lucrativas. O processo de concessão das linhas 8 e 9 está indo adiante pois houve manifestação de interesse do setor privado e por isso foi dado sequência a ele, não foi por ser mais ou menos lucrativa. O que vai depois ficar pra CPTM receber investimento vamos dar sequência, mas a discussão não é pela lucratividade ou não das linhas, até porque é um serviço público. 
 
HISTÓRICO 
 
O Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização apresentou uma pré-modelagem da concessão à iniciativa privada das linhas 8-Diamante (Amador Bueno / Itapevi) e 9 Esmeralda (Osasco / Grajaú) da CPTM em janeiro deste ano. 
 
De acordo com ata da reunião realizada em 31 de janeiro de 2020 em 19 de fevereiro, a modelagem preliminar desenvolvida em contrato com o IFC - International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial), o prazo de concessão deve ser por 30 anos e remuneração da empresa que vencer a licitação vai ser por meio de tarifa técnica por passageiro transportado, que pode ser maior que a tarifa social, ou seja, aquela paga pelo usuário: 
 
- Concorrência Internacional, tendo como critério de julgamento o de maior valor de Outorga Fixa, que as projeções econômico-financeiras considerariam; 
 
- Prazo total da concessão de 30 anos; 
 
- Remuneração da concessionária pela tarifa técnica contratual por passageiro transportado, desvinculada da tarifa pública, assumindo o máximo de aproveitamento das receitas não tarifárias 
 
Entre as exigências, estão melhorias em 35 estações e construção de novas estações: 
 
- Modernização de sistemas e infraestrutura de operação (via permanente, telecomunicações, sistemas auxiliares, entre outros); 
 
- Melhorias em 35 estações, contemplando a construção de duas novas estações: Ambuitá (Itapevi) e Lapa (unificação das linhas 7 Rubi e 8 Diamante), e demais itens de acessibilidade e de conforto aos usuários; 
 
- Obras para inserção da Estação João Dias na Linha 9 Esmeralda; 
 
- Implantação de novo CCO (Centro de Controle Operacional) local; 
 
- Adequação do Pátio Presidente Altino e edificação para segregação das atividades da CPTM atualmente desempenhadas no referido Pátio; 
 
- Aquisição de material rodante (novos trens); perfazendo estimativa total de investimento a cargo do concessionário de cerca de R$ 2,6 bilhões. 
 
Na apresentação, o conselho ainda especificou que o prolongamento da linha 9 até Varginha,  no extremo Sul de São Paulo, continuará sendo custeado pelos cofres públicos que também vão bancar adequações em estações. 
 
O Poder Concedente teria obrigação de concluir a extensão de 4,5 km da Linha 9 Esmeralda, com duas estações (Mendes-Vila Natal e Varginha), cujos recursos são oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e as adequações das estações Morumbi (integração com Linha 17 Ouro - monotrilho), Santo Amaro (integração com Linha 5 Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard); com previsão de entrega de todas essas obras até 2022. 
 
O modelo definitivo da concessão ainda vai ser definido pelo governo do Estado. 
 
LINHAS TRANSPORTAM UM MILHÃO DE PASSAGEIROS POR DIA 
 
Segundo a apresentação, ambas as linhas transportam mais de um milhão (1,088 milhão) de pessoas por dia. 
 
A linha 8 Diamante, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 Km de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi, com integrações na Linha 7 Rubi e Linha 9 Esmeralda da CPTM, e na Linha 3 Vermelha do Metrô, e demanda MDU (Movimento em Dias Úteis), em 2019, de 497 mil passageiros transportados/dia. 
 
A linha 9 Esmeralda, interliga Osasco a Varginha, estende-se por 32 km e tem 18 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco, com integrações na Linha 8 Diamante da CPTM, e Linhas 4 Amarela, 5 Lilás e 17 Ouro do Metrô, e demanda MDU, em 2019, de 591 mil passageiros transportados/dia. 
 
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/detalhe-noticias.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=31512

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