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Publicação: 26/10/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 6970
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Conselho dá licença para segunda fase do VLT

Por unanimidade, os integrantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) autorizaram a concessão, à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do licenciamento ambiental prévio para a construção da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – o trecho Conselheiro Nébias-Valongo. 

 

Com a publicação do documento, que deve ocorrer até o fim deste mês, a estatal poderá lançar a licitação para tirar do papel esse projeto, que estava previsto para ser iniciado no começo de 2015. Não está definido quando a concorrência será lançada.

 

Esse novo trecho terá oito quilômetros de extensão e 14 estações. Ele será iniciado na Rua Campos Melo, no Bairro da Encruzilhada, continuará pela Rua João Pessoa e retornará pelas ruas Amador Bueno, Constituição e Avenida Conselheiro Nébias (sentido Centro-Praia).

 

A EMTU, ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, previa inicialmente um investimento de R$ 430 milhões nessa segunda etapa do VLT. No entanto, esse valor poderá ser alterado, porque a empresa informou que a planilha orçamentária do projeto executivo desse trajeto está em fase final de revisão.



A estimativa de investimento em obras civis é de R$ 270 milhões, com recursos do Estado e financiamento da Caixa Econômica Federal.



A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até dois anos a partir da assinatura do contrato com a empreiteira que vencer a licitação.

 
Burocracia
 

Em dezembro de 2014, a EMTU havia lançado o edital de pré-qualificação para selecionar as empresas ou consórcios interessados em participar da futura concorrência. Os envelopes seriam abertos em fevereiro do ano seguinte, mas o prazo foi prorrogado. Em abril de 2015, houve a decisão de adiar, por tempo indeterminado, a divulgação do resultado. 

 

Segundo o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) a respeito da segunda fase do VLT, a EMTU prevê a contratação de cerca de 800 trabalhadores nos meses de pico das obras. A prioridade será admitir mão de obra local.

 

Mudança de traçado

 

Inicialmente, a Avenida Conselheiro Nébias seria o traçado utilizado pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tanto na ida quando na volta, fazendo a ligação entre a Avenida Francisco Glicério e o Centro. 

 

Nas análises técnicas iniciais, foi identificado que esse traçado atrapalharia o trânsito da via, uma das principais da Cidade, e provocaria um número maior de desapropriações.

 

A pedido da Prefeitura, em 2014, o trajeto foi alterado com o objetivo de revitalizar áreas importantes, como o entorno do Mercado Municipal, na Vila Nova.

 

A ideia é que o projeto possa valorizar o patrimônio público e estimular a abertura de novos comércios. Além disso, essa mudança atenderia o público universitário e usuários de equipamentos públicos. 

 

Desapropriações

 

O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a segunda fase do VLT (trecho da Conselheiro Nébias, ao Valongo) prevê a desapropriação de 11 áreas, que, somadas, têm 13.674,29 metros quadrados. 

 

Nos terrenos passíveis de desapropriação, há moradias e empresas instaladas. Essas medidas serão necessárias para que haja raio suficiente para os veículos leves sobre trilhos conseguirem fazer curvas. Essa ação também é necessária para adequações viárias e para a instalação de estações e subestações de energia elétrica.

 

Fonte e foto:A Tribuna

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