Notícias

Publicação: 24/07/2017   Comentários: ()   Categoria: Últimas Notícias - Visitas: 3128
Notícia

Ferroviários da CPTM podem paralisar todas as linhas em 1 de agosto

Os trabalhadores das seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) podem entrar em greve, a partir de 1º de agosto. Após assembleia na terça (18), os quatro Sindicatos que representam os ferroviários entraram em estado de greve. Segundo a direção do Sindicato Sorocabana, que representa as linhas 8 e 9, a medida é uma resposta à decisão da CPTM de reduzir a tabela salarial vigente.

 

A entidade informa que a CPTM, após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio coletivo referente à data-base de 2011, anunciou que pretende aplicar uma redução de 3,51% na tabela. O desconto seria para reduzir o percentual de aumento real obtido naquele ano, após julgamento da greve da categoria na instância regional.

 

Rogério Santos, diretor do Sindicato da Sorocabana, contou à Agência Sindical que, mesmo recorrendo da sentença, a CPTM resolveu pagar o valor determinado pela Justiça que, posteriormente, foi incorporado aos salários da categoria.

 

Abuso - “Agora, mesmo sabendo que a decisão de reduzir os salários vigentes viola os princípios constitucionais e os preceitos da CLT quanto à inalterabilidade contratual, a empresa anunciou que fará o desconto a partir do salário de julho”, critica o dirigente. “Trata-se de uma atitude arbitrária, um verdadeiro golpe contra essa categoria”, completa Santos.


O sindicalista explica que o estado de greve vigora até o dia 31, quando sai o pagamento. “Temos assembleia marcada para o mesmo dia, às 18 horas. Se o percentual for descontado, entraremos em greve à zero hora de primeiro de agosto”, afirma.

 

Intransigência - As quatro entidades que representam a categoria – os Sindicatos da Central do Brasil, dos Ferroviários de São Paulo, da Sorocabana e o dos Engenheiros – denunciam que o corpo jurídico da CPTM se mostrou irredutível quanto ao desconto. “Se já estão fazendo isso antes da reforma trabalhista entrar em vigor, imagina depois?”, questiona Rogério Santos.

 

Fonte: Agência Sindical

http://www.agenciasindical.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=7151&friurl=_-Ferroviarios-da-CPTM-podem-parar-todas-as-linhas-em-1o-de-agosto-_ 

Tags: Ferroviários da CPTM podem paralisar todas as linhas em 1 de agosto

Comentários

Deixe aqui o seu comentário